Como vender e trocar livros sem sair de casa

E saiba na hora quanto receberá por eles

Publicado em 12/06/2020 por Luzia Kikuchi

Quem gosta de livros tem uma “mania” de comprar tudo que vê pela frente (principalmente quando tem uma palavra “promoção” junta), sem ter a certeza se vai ler tudo que adquiriu.

Digo isso por experiência própria. Já comprei inúmeros títulos em feiras, promoções de livrarias, sem muito critério, apenas porque achei o título ou o resumo interessante. Agora, pergunte para mim quantos livros desses eu realmente li de fato? Poucos.

Não me entendam mal, pois eu não sou uma consumidora desvairada! rs Eu gosto de ler. Mas, quando se está na fase de conciliar estudos e trabalho, as leituras acabam tendo prioridade ao que é relacionado a essas áreas. Então tudo que eu havia comprado que não fosse relacionado aos meus estudos ou ao trabalho foram ficando de lado e esquecidos em uma prateleira da estante de casa.

“Ah, mas por que você não lia no caminho para o trabalho?” 

Essa seria uma opção, pois eu andava bastante de transporte público, mas o problema é que tenho uma condição de saúde chamada motion sickness que significa “enjôo de movimento” ou “mal do movimento”. 

Para se ter uma ideia, eu fico enjoada só de ver movimentação de jogos em primeira pessoa (estilo Call of Duty ou Super Mario 64) ou até mesmo ao movimentar o mapa em 3D do Google Maps. Depois descobri uma forma razoável de driblar esse problema, que contarei em outro post.

Com o tempo, precisei desocupar algumas coisas para ter mais espaço em casa e, assim, resolvi organizar todos os meus livros por assunto. Nessa arrumação, percebi que havia títulos que havia comprado e nem me lembrava mais dele. Ao folhear as páginas, notei que não tinha mais interesse naquele assunto e tampouco me serviria de referência futura. Mas, os livros estavam novos em folha. Então pensei se não haveria uma forma de vendê-los para recuperar parte do investimento e comprar outros.

Entrei em contato com sebos da região (na cidade de São Paulo) e a maioria me respondeu a mesma coisa: “não compramos livros, já temos bastante” ou “só aceitaremos se for doação”. 

Essa última frase me deixou estarrecida. Como assim “doação”? Se eles não fossem lucrar com a venda, como no caso de instituições de caridade ou de bibliotecas, até entenderia, mas muitas vezes esses livros são revendidos por um preço não muito barato, principalmente, se o livro está em bom estado. E não pensem vocês que eles me responderam depois de avaliar o material. Sequer olharam para o livro.

Não me dando por vencida, resolvi procurar por sebos online que comprassem livros ou aceitassem trocas por outros títulos. Nessa busca, encontrei o Container Cultura (já digo de antemão que não é “jabá”, tá? Não estou recebendo para escrever esta recomendação).

O sebo cuja sede fica situada na simpática cidade de Pomerode* em Santa Catarina faz compras de livros usados e seminovos trocando por créditos para compra no próprio site ou receber parte do valor em dinheiro. Nesta última opção, você pode realizar o saque para a sua conta corrente.

* Esta cidade fica à 30 km de distância de Blumenau e a 175 km da capital catarinense. Para quem gosta de cervejas artesanais, é a mesma cidade onde fica a fábrica da Cervejaria Schornstein.

E a grande vantagem deste sebo é que você pode avaliar o seu livro de forma online, sem compromisso, e ter uma estimativa de quanto vai receber em valor de crédito do site ou parte dele em dinheiro. Assim, você pode decidir se vale a pena ou não enviar o seu lote. E o frete para envio é grátis!

Para isso, é necessário passar pelos seguintes passos:

  1. Separe um lote de no mínimo 10 livros e máximo 40 (pode variar dependendo do local onde você mora).
  2. Os seus livros precisam estar em bom estado. Se tiver rasgos, rabiscados nas páginas ou estiver muito manchado por líquidos, eles podem ser rejeitados na conferência física.
  3. Entrar no site e abrir um cadastro;
  4. No avaliador online você registra o ISBN do livro.
  5. No fim do processamento, você verá o valor estimado que receberá. Preste atenção se alguns dos títulos da lista foram rejeitados e separe do seu lote para não enviar por engano.
  6. Concordando com o valor, prossiga e envie a sua proposta.
  7. Você receberá o código de postagem nos Correios por e-mail.

E a grande vantagem deste sebo é que você pode avaliar o seu livro de forma online, sem compromisso, e ter uma estimativa de quanto vai receber em valor de crédito do site ou parte dele em dinheiro. Assim, você pode decidir se vale a pena ou não enviar o seu lote. E o frete para envio é grátis!

Veja o vídeo com o passo a passo:

A dica que dou para você decidir o melhor momento para enviar o lote é verificar se o site está com títulos que esteja procurando. Se tiver um número razoável do seu interesse, vale a pena mandar. Claro que é possível mandar e aguardar por novos títulos, já que os créditos nunca expiram. A única desvantagem é que, por ser um sebo, eles têm uma quantidade limitada de cada obra (quando não é um exemplar único). Por isso, os títulos mais procurados costumam esgotar mais rápido. Então é preciso ficar alerta.

Como foi a minha experiência?

Eu vendi 10 dos meus livros em 2018 e optei por trocar tudo em créditos do site. Fiz as contas e vi que valia mais a pena na época do que receber parte em dinheiro. Consegui obras pela metade do preço das livrarias. Algumas até mais da metade. 

No caso das compras, você tem 50% de desconto no frete, se usar apenas os créditos para aquisição dos livros e 100% em compras em dinheiro a partir de um certo valor*. E eles são bastante cuidadosos, pois os livros passam por uma higienização e vêm encapados com um plástico, como nos livros novos das livrarias.

* Valor consultado em junho de 2020: R$ 99,00.

E quanto a consistência da qualidade também fiquei muito satisfeita. Quando os livros estão marcados como novos é porque realmente são. Páginas sem manchas, muito bem conservados. Mesmo os seminovos vêm em um ótimo estado. No máximo um desgaste natural do tempo com um leve amarelado nas laterais das páginas que ficam expostas à luz e à poeira, mas por dentro estão impecáveis.

Veja a foto de um dos livros que comprei de lá:

Muitos dizem que ter livros em casa é importante para o enriquecimento cultural e também para estimular as crianças a lerem desde cedo. Porém, acredito que seja mais importante lê-los ou, pelo menos, ter a intenção em algum momento. Se ele não faz mais sentido para você, por que não passar para frente? Ainda mais quando vivemos em espaços cada vez menores nos quais o preço do metro quadrado está cada vez mais caro nas cidades grandes!

Embora eu seja ainda muito adepta do livro físico, por economia de espaço, tenho tentado migrar alguns livros para o armazenamento digital (e-books) como o Kindle da Amazon. Até que estou me adaptando bem, mas nada se compara a emoção de abrir um livro e sentir o cheiro do papel e tinta e folhear cada página em suas mãos…

Conte aqui nos comentários se você conhece outros sebos online ou outras formas econômicas de adquirir livros!

Publicado por

Luzia Kikuchi

Adora aprender sobre o funcionamento do cérebro para que possa entender certos tipos de comportamentos dos seres humanos e assim poder ajudar a si mesma e também a outras pessoas.

3 comentários em “Como vender e trocar livros sem sair de casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s