Três lugares interessantes para aprender matemática

Publicado em 22/01/2021 por Luzia Kikuchi

Com a atual pandemia, ficou mais difícil de viajar e conhecer novos lugares. Porém, com a aprovação emergencial da vacina no último domingo (17/01/21), podemos ter uma esperança de começar a planejar a retomada progressiva da rotina que tínhamos antes disso tudo. E não custa nada aproveitar para sonharmos em visitar alguns lugares interessantes, não é mesmo? 😉 Ainda mais quando se pode aprender matemática também!

E em um dos posts anteriores, eu havia dado uma dica de cinco livros para começar a gostar de matemática e hoje pretendo estender para conhecer lugares que também ensinam e apresentam a matemática de uma forma lúdica e interessante, mesmo para aqueles que não entendem absolutamente nada de matemática.

Dica 1: Museu de Matemática Prandiano

E o primeiro lugar que indico nesta lista é o Museu de Matemática Prandiano que fica no bairro da Vila Mariana em São Paulo.

Este museu é um projeto idealizado e coordenado pelo Prof. Ricieri, que é Físico de formação e professor do ITA, mas com uma paixão enorme pela matemática. No site vocês podem conhecer mais sobre a história dele.

Logo ao entrar no site, é possível observar fotos muito bonitas do museu que, em respeito aos direitos autorais, não vou reproduzi-los aqui. Mas, já fiquei muito curiosa para conhecê-lo. Já que, segundo a descrição, o museu contextualiza cada um dos objetos com os matemáticos idealizadores e conta a história da matemática em suas pinturas de parede e nos bancos espalhados pelo acervo, desde os primórdios da matemática com os egípcios.

E aparentemente, tudo começou com um pedido de consultoria para minimização de matéria-prima de uma caixa de sabão em 1982. Desde então, o professor não parou mais de fabricar outros objetos utilizando materiais recicláveis, que viraram objetos para demonstrar teoremas matemáticos.

Além do museu, o professor também disponibiliza cursos de formação para os interessados na área e também outros assuntos relacionados.

Horários de funcionamento do Museu Prandiano:

Os horários de funcionamento são aos sábados e domingos* e é necessário fazer um agendamento prévio pelo telefone (12) 3931-7281 ou por e-mail contato@prandiano.com.br. Por meio desses contatos, serão informados os respectivos horários, o número de visitantes e valores.

* Não sei se esse horário foi sempre o mesmo ou foi alterado em função da pandemia. Consulte sempre pelo site ou pelo telefone para saber os horários de funcionamento atuais.

Como chegar ao Museu Prandiano:

Este é o mapa de localização do museu. Se preferir abrir no mapa, clique aqui.

Para quem pretende ir de transporte público, a melhor forma de chegar ao museu é por metrô (Linha Azul) e descer na estação Ana Rosa. O local fica na terceira esquina descendo a Rua Machado de Assis.

Para quem vai de transporte particular ou por aplicativos, a melhor rota é tentar chegar na Rua Vergueiro. Na estação Ana Rosa também existe um estacionamento no subsolo, que seria uma opção bastante cômoda, caso não encontre vagas disponíveis próximas ao museu. O preço consultado no momento é de R$ 13,00 para um período de 12h. Sujeito a alteração.

Dica 2: Parque Cientec – USP

A segunda dica que eu dou é o Parque Cientec da USP, pertinho do Zoológico de São Paulo na Água Funda.

Parque Cientec – USP
Créditos: Joalpe (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)

O Cientec é um parque localizado em um ambiente muito privilegiado, com uma grande presença de espécies da Mata Atlântica. Além da Matemática, é possível fazer diversas atividades relacionadas às ciências como Física, Biologia e Astronomia. Por conta da localização, o Cientec muitas vezes é menos conhecido do que o seu “primo extinto” Estação Ciência.

O Estação Ciência funcionava na Rua Guaicurus, perto do Terminal da Lapa. Infelizmente ele foi desocupado do local, que era um grande galpão antigo que pertencia a uma fábrica de tecelagem no século 20, e o motivo principal que levou a esta decisão seria o comprometido de sua estrutura física e as dificuldades burocráticas enfrentadas para a tal restauração. Parte dessas burocracias incluía o fato da USP não possuir a escritura do prédio, que foi cedido por diferentes concessões do Governo do Estado de São Paulo, o que dificultava juridicamente a dar encaminhamento a essa restauração, restando apenas a opção de devolvê-lo ao Governo do Estado.

Olha eu na Estação Ciência com câmera digital, na frente de um espelho que distorce a imagem.
(É, minha gente… celular com câmera era para poucos!)
Tentando aparecer com “popozão” sem cirurgia plástica…

Embora muitos digam que a Estação Ciência tenha acabado, a pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP informa que o projeto não foi encerrado, mas parte do seu acervo foi distribuído para outros museus, pertencentes à USP enquanto não decidirem um novo destino para o Estação Ciência. Inclusive o Cientec foi um dos espaços que recebeu parte do acervo dele.

Devido a pandemia, o Cientec também está temporariamente com as atividades presenciais suspensas. Por isso, antes de sair de casa, acompanhe periodicamente as atualizações no site do parque. Existe também a opção de fazer um passeio virtual em seu acervo, que está em construção, mas já tem diversos materiais para ter um gostinho do que pode ser visto por lá.

Horários de funcionamento do Parque Cientec:

O Cientec funciona de segunda à sábado, das 9h às 16h, com entrada gratuita. Ele também tem opção de visitas monitoradas. No caso de grupos com mais de 10 pessoas, elas precisam ser agendadas com antecedência pelo site.

* Reforçando que esse horário de funcionamento vale para os dias regulares, anterior à pandemia. Consultar o site para novas informações.

Como chegar ao Parque Cientec:

Este é o mapa de localização do parque. Se preferir abrir no mapa, clique aqui.

Para quem pretende ir de transporte público, existem algumas opções*:

Metrô/Ônibus municipal:

Descer na estação Saúde ou São Judas (Linha Azul) e sair para o sentido Jabaquara. De qualquer uma dessas estações, pegar um desses ônibus:

  • 4742-10 Jd. Clímax
  • 475R-10 Jd. São Savério

Metrô/Ônibus intermunicipal:

Na estação de metrô Saúde, sair para a Rua Fiação da Saúde e pegar uma dessas linhas:

  • Linha 051 – Diadema (Vila São José) / São Paulo (Saúde)
  • Linha 358 – Diadema (Via São José) / São Paulo (Saúde)

Só de ônibus municipal:

Do Terminal Parque D. Pedro II pegar a linha:

  • 4491-10 Zoológico

* Informações colhidas do site USP e as profissões.

Para quem vai de transporte particular ou por aplicativos, deve seguir uma rota que leve à Avenida Miguel Estéfano e seguir as placas em direção ao Zoológico, pois o parque fica em frente a ele. O estacionamento do Cientec é compartilhado com o do Zoológico. O preço consultado na data deste post no site do Zoológico é de R$ 20,00 para carros de passeio, vans, peruas e motocicletas.

Dica 3: Matemateca – IME-USP

A terceira e última dica é a Matemateca que é dirigida pelo professor Eduardo Colli do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP, com colaboração de outros professores do departamento de matemática.

O acervo que conta com experimentos muito interessantes de matemática básica, aplicada e também envolvendo estatística já existe há muitos anos. Mas, faz pouco tempo que ele passou a ter parte do seu acervo exposto para visitantes, que pode ser vista na entrada do Bloco B, compartilhado com o espaço da lanchonete.

Antigamente, só era possível experimentar os modelos da Matemateca em eventos como a Semana da Licenciatura ou por exposições contratadas por escolas ou eventos tanto dentro quanto fora da USP.

Neste vídeo, pode ser visto alguns dos modelos expostos no acervo:

Embora seja possível experimentar muitos dos modelos, para ter uma experiência completa, é interessante ter a ajuda de um monitor estagiário da Matemateca, que majoritariamente são alunos do próprio Instituto.

Horários de funcionamento da Matemateca:

O horário de funcionamento coincide com os dias e horários em que funcionam as aulas presenciais do instituto, já que o acervo fica no saguão onde ficam as salas de aulas dos alunos de graduação. Seu horário regular é de segunda à sábado, das 8h às 23h. Porém, como a USP está com seu acesso restrito devido à pandemia, muito provavelmente só será possível acessá-lo quando voltarem as atividades das aulas presenciais. 

Como chegar à Matemateca:

Este é o mapa de localização do IME-USP, onde fica a Matemática. Se preferir abrir no mapa, clique aqui.

Para quem pretende ir de transporte público, existem algumas opções*:

Metrô/Ônibus:

– Ir até o metrô Butantã (Linha Amarela) e do terminal de ônibus anexo, pegar uma dessas linhas:

  • 8012-10 Cidade Universitária
  • 8022-10 Cidade Universitária

Esses dois ônibus são circulares. Portanto, a única diferença é o sentido que eles trafegam dentro da USP. Qualquer um deles passa em um ponto próximo ao IME. 

Se pegar o 8012-10 desça no ponto da Faculdade de Economia (FEA) e atravessar a rua. Você chegará pelos fundos do IME.

Caso pegar o 8022-10 desça no ponto da Faculdade de Arquitetura (FAU II). Você já estará na mesma calçada que dá acesso aos fundos do IME.

Ônibus municipal:

Existem também outras linhas de ônibus municipais que chegam a USP de diferentes regiões da cidade:

Zona Norte:

  • 701U-10 Cidade Universitária (Sentido oposto: Metrô Santana)

Centro:

  • 702U-10 Cidade Universitária (Sentido oposto: Term. Parque D. Pedro II)
  • 7411-10 Cidade Universitária (Sentido oposto: Praça da Sé)
  • 7181-10 Cidade Universitária (Sentido oposto: Term. Princesa Isabel)

Zona Oeste:

  • 809U-10 Cidade Universitária (Sentido oposto: Metrô Barra Funda)

Para quem vai de transporte particular ou por aplicativos, só deve ficar atento ao horário de funcionamento das três portarias de veículos da USP, que funcionam nos seguintes horários para veículos:


Portaria 1 (P1): cruzamento da Av. Afrânio Peixoto com Rua Alvarenga.

  • Segunda à sexta-feira: 05h às 20h*.
  • Sábados: 05h até às 14h*.

* Após esse horário, o acesso é permitido às pessoas que possuem carteirinha da USP.

Portaria 2 (P2): localizada na Av. Escola Politécnica.

  • Segunda à sexta-feira: 05h às 20h*.
  • Sábados: fechado para veículos.

* Controlado até às 24h e permanece fechado até às 5h.

Portaria 3 (P3): localizada na Av. Corifeu de Azevedo Marques.

  • Segunda à sexta-feira: 05h00 às 20h00*.
  • Sábados: 05h até às 14h*.

* Controlado até às 24h e permanece fechado até às 5h.

Espero que aproveitem essas três dicas e marque na sua agenda para poder visitá-las assim que tiver oportunidade!

Publicado por

Luzia Kikuchi

Adora aprender sobre o funcionamento do cérebro para que possa entender certos tipos de comportamentos dos seres humanos e assim poder ajudar a si mesma e também a outras pessoas.

3 comentários em “Três lugares interessantes para aprender matemática

    1. Ah, que bom que gostou! 😊 Espero que também possa visitá-los em breve. Por enquanto, com a mudança do plano são paulo, acho que todos eles devem estar com a visitação suspensa. No caso do Parque Cientec, eles colocaram até algumas atividades virtuais para ter uma ideia do que pode ser visto por lá!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s