Sobre a autora

Luzia Kikuchi

Apaixonada pela área de ensino e aprendizagem, começou a lecionar, por acaso, com 16 anos de idade em um curso de inglês, e a oportunidade acabou tornando-se uma profissão. Mas, por ter mais afinidade com as Ciências Exatas, escolheu e formou-se no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo.

Insatisfeita com o modelo de ensino que foca excessivamente na memorização de conteúdos, buscou aprofundamento sobre os processos de aprendizagem e de formas criativas para ensinar. Assim, dedicou mais alguns anos na pós-graduação e obteve o título de doutora em Educação, em 2019, pela mesma universidade em que se formou. No total, são quase 20 anos de experiência acumulada na área de Educação e 12 anos dentro da sala de aula.

Além de lecionar, também já atuou em empresas de tecnologia formando equipes de assessoria em Educação, focada na formação e atualização de professores para o uso das tecnologias educacionais.

Ademais, Luzia é uma entusiasta em organização e otimização do tempo no dia a dia. Nos seus tempos livres, costuma dedicar muitas horas pensando em como deixar a casa mais funcional e minimalista para a família. Tal habilidade foi adquirida na infância graças à mãe que, sabiamente, colocava desafios de organização da casa como passatempo para a filha (quem faz isso?! rs).

Também gosta de conversar com sua fiel escudeira: Nala, a gata escaminha falante.


Nala, a gata falante.