Precisamos falar sobre ansiedade nos estudos

Publicado em 24/06/2022 por Luzia Kikuchi

Atire a primeira pedra quem nunca disse que sentiu algum tipo de ansiedade na vida. E quando se trata dos estudos, isso é quase que um consenso entre a maioria dos estudantes.

Cada pessoa tem uma história que justifica a origem do seu tipo de ansiedade: quem é mais tolerante à rotina talvez odeie imprevistos. Outras podem ser exatamente ao contrário.

Quando me perguntam se eu, como professora, tenho alguma “dica” ou “receita” para lidar com a ansiedade nos estudos, estarei sendo desonesta se responder que sim. Já que, como eu disse, cada pessoa tem o seu passado e a sua vivência. Tampouco, sou habilitada como psicóloga para dar qualquer tipo de orientação nesse sentido.

No entanto, também acredito que podemos aprender com a experiência de outras pessoas. E, pensando nisso, resolvi contar um pouquinho da minha história para vocês neste vídeo, que vai ao ar às 21h.

Como é um formato de vídeo diferente dos outros, acho que não vale a pena dar “spoiler” do tema aqui no blog rs. E, diferente dos outros vídeos, não tenho a pretensão de dar uma “aula” embasada em fatos científicos. Quero apenas compartilhar a minha vivência com vocês 😊.

Mas, de forma resumida, falo sobre os seguintes tópicos:

  • Algumas causas da ansiedade
  • Aprendendo com os nossos erros do passado
  • Algumas conclusões sobre ansiedade
  • Sobre o valor das pessoas

Espero que goste desse bate-papo e me deixe nos comentários algumas dicas e reflexões sobre ansiedade nos estudos que você tenha para compartilhar com mais gente!

Publicado por

Luzia Kikuchi

Uma entusiasta em neurociência, apaixonada por ensino-aprendizagem e uma eterna aprendiz de professora.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.